[Resenha] Diário de Viagem

12/22/2017


Livro: Diário de Viagem
Autor: Albert Camus
Páginas: 128
Ano: 2017
Comprar: Físico

Sinopse: De um dos mais importantes e representativos autores do século XX e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura Este Diário de viagem de Albert Camus, publicado na França em 1978, traz as impressões anotadas pelo escritor em duas viagens: aos Estados Unidos, em 1946, e à América do Sul (principalmente o Brasil) entre junho e agosto de 1949. Durante sua estada em nosso país, Camus registra observações preciosas sobre vários aspectos da vida brasileira, comentando ainda seus encontros com Aníbal Machado, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Augusto Frederico Schmidt, Oswald de Andrade, Mário Pedrosa e muitos outros. São de leitura obrigatória para o leitor brasileiro os comentários aguçados feitos pelo pensador francês sobre este “país em que as estações se confundem umas com as outras; onde os sangues misturam-se a tal ponto que a alma perdeu seus limites”.

Iremos encontrar nesse livro os cadernos escritos por Albert Camus em suas viagens para os Estados Uunidos e América do Sul.
Na Leitura percebemos que ele teve uma grande admiração pela América do Sul e apesar de ter ficado doente durante sua viagem ele prosseguiu com o planejado.
Quando ele fala do Nordeste, senti uma ponta de orgulho de minha parte, pois a admiração dele por Recife é evidente.


"...Admiro a cidade antiga, as casinhas vermelhas, azuis e ocre, as ruas calçadas com granndes pedras pontiagudas... Positivamente, gosto de Recife, Florença dos Trópicos, entre suas florestas de coqueiros, suas montanhas vermelhas, suas praias brancas."

Ao viajar para França sua estádia no navio o deixou melancólico e pensando em suicídio. Quem já leu A Queda, também se depara com esse tema na escrita do autor e isso é algo que o faz refletir bastante.
É uma leitura agradável onde conheceremos um pouco mais sobre ele e suas viagens.
Diferente de suas outras obras.

8 comentários

  1. Oiie
    Adoreii sua resenha e adorei a premissa do livro, já quero ler pra ontem. Adoro viagens e livros que falem sobre. Fiquei curiosa pra ler o que o autor pensou sobre o nosso país.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou com um outro livro do autor aqui para ler. Gosto bastante de livros sobre viagens, ainda mais se fala do Brasil, fiquei interessada em ler ele.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia, mas adorei a premissa do livro, bem diferente de muitos diários que já li. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Bem legal a dica. Adorei essa perspectiva de Recife, e adorei esse quote.
    Anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Que bom que gostou do livro. Eu li esse mês também e adorei conhecer o Albert em seus momentos mais íntimos! Lerei seus outros livros no próximo ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Parece um livro interessante por se tratar de viagens, que é um tema que gosto bastante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Ola lindona adoro esses diários de viagens pois nos remetem a cenários incríveis e podemos estar perto dos protagonistas em todas suas emoções. Não conhecia o livro e já anotei para leitura. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  8. meu deus eu quero ler esse livro!
    parece ser bem do tipo que eu gosto, ainda mais que é literatura nacional, diários de vegens são bons demais!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!