[Resenha] PEPITA - Passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying

2/27/2017


Livro: Pepita
Autor: Mar'Junior
Páginas: 256
Ano: 2017

Sinopse: A história de PEPITA acontece no último dia de aula do ensino médio, no dia de sua formatura. Ela, deitada num sofá na biblioteca, onde sempre gostou de estar, relembra o seu passado, como chegou naquela escola aos 2, 3 anos de idade e que foi perseguida esses anos todos, sofrendo bullying. PEPITA nasceu num lar tão rico, que as suas próximas dez gerações não precisarão trabalhar. Menina bonita, magra, com dentes perfeitos, inteligente - lê muito -, desportista - ganhou tudo pela escola -, participativa nas atividades diárias normalmente, como Grêmio estudantil e aluna de notas excelentes. PEPITA tinha tudo para não sofrer bullying, mas o inverso aconteceu e ela não sabe até hoje porque Canina e sua turma a tratam tão mal e aprontaram com ela nesses últimos 15 anos, que ela espera nunca mais revê-las. PEPITA teve algumas perdas importantes na sua vida neste período, mas também teve encontros extraordinários. Sua relação com seus pais é a melhor, dentro do planejado com eles, só se comunicando por intermédio de bilhetes que são colocados num quadro no segundo andar da sua casa, onde ficam os quartos. PEPITA mostra que não precisa ser negro, pobre ou favelado para ser mau-caráter, basta ter uma família desestruturada para que isso venha à tona.


Ao contrário do que pensamos Bullying é praticado há décadas, e ao ler esse livro me fez lembrar algumas coisas que passei também na escola, não chegou a ser do nivél da Pepita, mas me machucaram bastante. 
Para quem não sabe o que é bullying eis a definição que trouxe para vocês:

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (Fonte)

É exatamente isso que iremos ver na história sobre a Pepita, ela é uma jovem linda, rica, excelente aluna e filha, apesar de no incio estranharmos a forma de comunicação dela com sues pais, poderemos perceber o quanto eles a ama e ela os ama.


"Como assim não conseguia conviver em grupo? Eu tentava, tentava e as meninas não me davam oportunidades."

Pepita desde a sua infância foi perseguida pelas suas colegas de escola, em especial a Canina, que sempre fez de tudo para que ela se desse mal, as razões por ela fazer isso não posso afirmar, mas acredito que por inveja, inveja da Pepita sempre saber lidar com as situações, lógico que a Pepita sofria pelas coisas que passava, mas superava da maneira dela. 


"Mesmo eu sofrendo, eu buscava forças de algum lugar que eu não sabia de onde era."

Esse livro trás diversos sentimentos a tona, enquanto lia eu tive raiva das personagens, chorei junto com a Pepita e fiquei triste pelas pessoas que fizeram vista grossa e não a escutavam, quando deveriam tê-la escutado.
E o que impressiona é que isso é mais comum do que imaginamos.

"O acreditar em mim e o se interessar por mim, me fizeram sempre ser uma pessoa que sabia que era excluída, mas eu me sentia incluída, mesmo com toda a rejeição passada."

Aconselho a leitura desse livro por parte de todas as pessoas, independente da idade, pois é um bom livro para se refletir.

14 comentários

  1. Eu adoro livros que abordam esse tema. Vou anotar na minha listinha 💙

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Baixei esse livro na Amazon, mas não li ele ainda. Adorei sua resenha e acho que irei lê-lo em breve, parece ser muito interessante!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro livros que abordam temas atuais e reflexivos. Eles nos ensinam muito e nos mostra mensagens importantes para não esquecermos na vida. E esse livro, através dos detalhes da sua resenha, é essencial a leitura! Gostei muito da história e leria esse livro.
    Adorei sua resenha.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que história incrível! Quero muito ler! Só não gostei muito da capa, mas a temática me interessou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não é a capa definitiva, só coloquei para que a história pudesse chegar as pessoas...

      Excluir
  5. Adorei esse tema,, irei procurar o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um bom livro, já tinha conhecimento dele e gostei do seu post. Parabéns :D

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha e já quero o livro na minha mesa

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!