[Entrevista] Autora Amanda Reznor

5/19/2016

Hoje a entrevista é com a autora parceira do blog a Amanda Reznor!
Gente o livro dela me deixou sem palavras e claro que eu não poderia deixar de entrevistá-la.
Quem ainda não viu a Resenha do livro dela é só acessar o link, mas vamos lá!!


Suka: Fale um pouco sobre você: 
Amanda: Olá, pessoal! Meu nome é Amanda Reznor, sou autora da série Vale dos Segredos, que já teve o seu primeiro livro publicado – Delenda – e estou atualmente escrevendo o segundo, Castelformia, além de ter também vários contos de terror e alguns poemas publicados em antologias =D

Suka: Você sempre quis ser escritora?
Amanda: Em realidade, eu sempre gostei de escrever, mas não imaginava que algum dia fosse (conseguir) virar escritora. De fato, não é possível viver da escrita no momento – é preciso ter uma profissão que “segure o tranco” para poder bancar o seu hobby e também paixão da minha vida, que é escrever (risos)!

Suka: Como surgiu a ideia de escrever o livro Delenda?
Amanda: Eu estava morando em Juína, uma cidade no interior do Mato Grosso, e comecei a imaginar um lugar com três montanhas, um castelo e um lago – aí surgiu o Vale dos Segredos. Depois disso, minha família se mudou para Nova Monte Verde e, durante as férias, sentada na varanda e sentindo a noite cair às minhas costas, com um arrepio eu comecei a escrever o primeiro capítulo – uma garota perdida em uma mansão desconhecida. Eu ainda não sabia como a história iria ficar, mas os personagens começaram a vir na minha mente e, somente em 2010, retomei a escrita e organizei o começo, meio e fim, terminando a primeira versão, que era chamada apenas de Vale dos Segredos. Em 2011, reescrevi a história e, depois de passar pela análise da editora Novo Século, acabei publicando com a editora Literata, na Bienal de 2012, por ter sido mais viável na época. A Madras se interessou pelo Delenda durante a Bienal de 2014 e, com a falência da Literata, consegui a publicação com a Madras pelo selo Teen em 2015! ^_^

Suka: Sabemos que o livro terá continuação, você gostaria de falar um pouco sobre o futuro do livro Delenda?
Amanda: Na verdade, não é exatamente uma continuação; o segundo livro é uma nova história que será bem mais complexa e com mais aventuras que o Delenda, e se passa aproximadamente cem anos depois. A protagonista será a Anna-Luce, e a Cláudia e outros personagens do Delenda ainda irão aparecer, porém apenas em segundo plano. Não haverá obrigação de ler todos os livros, cada livro terá uma história completa, e poderão surgir inúmeras histórias, já que, como é dito na contracapa do Delenda, o Vale dos Segredos esconde muitos mistérios (risos).

Suka: Quanto tempo levou para escrever esse livro?
Amanda: Eu comentei um pouco disso ao falar de como surgiu a ideia de escrever o livro, que foi em 2003, porém eu só fui realmente começar a escrever em 2010 – levei três meses para terminar a primeira versão, depois revisei toda a edição, em 2011, e a reescrevi em um mês, em 2012, para poder publicar durante a Bienal do Livro de São Paulo.

Suka: Quem te apoiou na sua ideia (editora, família, amigos)?
Amanda: Bem, eu não tive muito apoio (risos); as pessoas costumam achar que escrever é perda de tempo. Eu estava em uma fase em que estudar e trabalhar era muito cobrado, já com a minha primeira filha, a Daniela, com apenas 2 aninhos de idade, e a pressão para que eu terminasse a faculdade e conseguisse ingressar no mercado de trabalho era maior que o apoio para que eu continuasse escrevendo (“faça isso depois que você já estiver com a vida feita”, me diziam, “você terá tempo!”). Mas eu fui teimosa e, sem deixar as responsabilidades de lado, terminei o livro, frequentei eventos e consegui a tão sonhada publicação!

Suka: Se quiser escrever mais alguma coisa que acredita ser interessante, fique à vontade.
Amanda: Aproveitando o que eu comecei na última pergunta, quero dizer a todos vocês que devem continuar sonhando e lutando para transformar suas loucuras em realidade; não, não é sempre que teremos tempo para realizar as coisas no futuro. Algumas oportunidades surgem apenas uma vez, e é preciso sabedoria para saber identificar quando for a hora certa, para não deixar de lado a sua vida, mas também não esquecer dos seus primeiros sonhos. Não existe o impossível, existe o desejo incansável e o esforço infinito para alcançar um objetivo, que pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo de quão alto você sonhar – mas foco, organização e constância podem levá-lo aos confins do Universo – então eu encontro vocês lá! =D

Mais uma vez obrigada Amanda por se disponibilizar a responder a entrevista, muito bom te conhecer mais um poco!!


0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!